O termo "book rosa" surgiu no mundo da moda, da ideia de que em algumas agências de modelo existe um catalogo secundário e, nesse catalogo, as modelos da agencia estariam dispostas a sair para fazer companhia e, até mesmo, ter relações mais Ãntimas com os clientes.
Nesse sentido, portanto, uma garota que faz book rosa poderia ser contratada tanto para acompanhar em eventos, festas ou jantares quanto para ter relações sexuais, sendo que o sexo não seria necessariamente uma condição para o "contrato de serviço".
Visto isso, entende-se que as modelos que participam desse catálogo (chamado de book rosa) estariam dispostas a ter relações mais intimas com os contratantes, porém não são obrigadas a fazer isso caso não queiram.
Existem casos, por exemplo, em que as modelos do book rosa são contratadas apenas para ficar no evento e acompanhar seus clientes. E, nesse sentido, a busca por acompanhantes de luxo pode vir a ser maior, já que o serviço prestado por elas, mesmo que se assemelhe em alguns aspectos ao book rosa têm diferenças bem expressivas. Entenda o porquê no artigo " "O que é uma Acompanhante de Luxo?".